Blog Cervejeiro!

"Com o objetivo de informar, esclarecer, divulgar e compartilhar idéias, experiências, passeios e descobertas desse universo fascinante dos maltes fermentados e do mundo gatronômico."

10 janeiro, 2007

2007

Fala pessoal!!

Apos um inicio de Blog um tanto quanto irregular, veremos se esse ano a coisa engrena de vez. Tentarei publicar com mais freqüência e espero um pouco de ajuda do parceiro Raoni, que ate agora se omitiu nesse Blog. Para o primeiro 'Post' do ano vou comentar sobre duas marcas (ambas Gaúchas) que chegaram recentemente ao mercado Paulista.


A primeira vem de Porto Alegre, é a cervejaria "Dado Bier", que para comemorar os 10 anos da marca inaugurou uma nova fábrica em Porto Alegre e lançou uma linha de cervejas extra, de uma maneira geral, são muito boas. São quatro cervejas que integram a nova família da "Dado Bier" e vale destacar que todas seguem a lei de pureza editada na Baviera em 1516 a famosa 'Reinheitsgebot', são elas:

"Dado Bier Original"
"Royal Black"

"Dado Bier Red Ale"
"Dado Bier Weiss"

São também uma prova de que Eduardo Bier (proprietário da cervejaria) resolveu mudar o rumo do negócio e voltar a ter uma marca de "luxo". Em 2001, a Dado Bier, até então vendida apenas na própria cervejaria, lançou uma versão em long neck produzida pela Ambev. Começou bem, mas depois que passou a ser vendida em latas em 2003 às vendas caíram (dizem que pela queda na qualidade do produto, mas qual produto da Ambev não caiu à qualidade de alguns anos pra cá), e em breve será tirada do mercado.

Então Vamos as impressões de cada uma:
A "Dado Bier Original" é uma pilsen acima da média para essa categoria de cerveja. É bem leve e refrescante como uma pilsen deve ser. De coloração dourada e de médio teor alcoólico (4,8% ABV). A "Dado Bier Original" possui corpo suave, aroma marcante de lúpulo e cereais, espuma intensa e de queda lenta. Na boca a cerveja se destaca pelo amargor equilibrado, como uma boa pilsen deve ser.

Já com a "Dado Bier Red Ale" começamos a falar de cerveja seriamente. Essa, sim, tem um sabor marcante, típico dos ales ingleses. É bastante forte. Ao se derramar no copo, já dá para sentir seu aroma frutado. De cor castanho-avermelhado essa 'Ale' de espuma intensa e persistente possui 5,3%ABV de teor alcoólico. Gosto marcante de malte tostado e lúpulo, seguido de um amargor pronunciado.

A "Royal Black" também é muito boa. Trata-se de uma 'Bock' de coloração escura, bem encorpada e de espuma densa e persistente. Toda a doçura vem do malte, não há nenhum traço algum de caramelo que empesteia as 'Bocks' de quinta categoria, ao mesmo tempo, o sabor amargo de lúpulo é acentuado e o teor alcoólico elevado (5,5%ABV) contribui para dar força à bebida.

A versão 'Weiss' segue a risca a o jeito das Alemãs do estilo. Trata-se de uma cerveja cujo cereal principal é o trigo ao contrário da cevada (até ai nenhuma novidade). Possui coloração dourada e turva por não ser filtrada. Seu sabor é marcante, fresco e frutado (lembrando cravo e banana). Espuma densa porem de queda rápida. Seu paladar também é bem frutado com passagens pela banana e lembrando às vezes pão. Ótima pedida para refrescar nos dias mais quentes.

A outra novidade vem de Capela de Santana no RS, trata-se da cervejaria 'Barley'. A cerveja 'Barley' teve sua 1ª fabricação como hobby em meados 1992, feita artesanalmente, a partir daí foi produzida esporadicamente para consumo próprio sem comercialização. Em 2002, foi fundada a 'Micro Cervejaria Barley Ltda'. A partir de então, começou a comercialização. A idéia surgiu na década de 70, pois seus proprietários desejavam fazer uma cerveja pura, como há na Alemanha, seguindo a Lei de pureza de 1516.

Agora decidiram engarrafar sua 'Pilsen' e expandir seu mercado. Comprei pelo site "Costi bebidas" que distribui para todo o Brasil, mas se pode achar ela no site "Cervejasnet" com um pequeno diferencia no valor do frete.

A cerveja 'Barley' é uma ótima 'Pilsen' puro malte. De aparência dourada brilhante ela possui ótima formação e duração de espuma. Aroma marcante de malte e um leve frutado. Na boca mostra que é a legitima 'Pilsen', bem leve, ligeiramente amarga. Nada de muito novo, mas uma cerveja de qualidade superior às vendidas nos bares de SP e do resto do país.

Ein Prosit!

*Foto cerveja 'Barley' retirada do site 'Edu Passarelli Recomenda'.