Blog Cervejeiro!

"Com o objetivo de informar, esclarecer, divulgar e compartilhar idéias, experiências, passeios e descobertas desse universo fascinante dos maltes fermentados e do mundo gatronômico."

10 dezembro, 2006

Tripel Karmeliet

O mundo certamente seria um lugar mais triste sem as Freirinhas Belgas. Calma, eu não virei crente e nem ando vendo pornôs bizarros, mas o convento Belga de Freiras da Ordem Carmelita prestou um ótimo serviço à humanidade com essa cerveja. Estamos falando nada mais nada menos que a famosa 'Tripel Karmeliet'. É uma cerveja que tem verdadeiros e incondicionais adoradores, dadas as suas características tão particulares.

Hoje ela é fabricada por uma família de cervejeiros (Família Bosteels de Buggenhout na Bélgica) que pagam os devidos royalties às religiosas pelo uso da fórmula centenária. Seguindo a receita de 1679 chegam a uma mistura única de três tipos de grãos: Cevada, Trigo e Aveia. Mas não para por ai os três entram na receita em uma combinação única de maltados e não-maltados, ou seja, acabam na verdade sendo seis tipos diferentes de cereais. Além dessa peculiaridade, sua receita ainda leva sementes de coentro e cascas de laranja, sem contar os quatro tipos de lúpulo, sem igual.

Essa combinação toda digna de um verdadeiro alquimista produz uma cerveja como o próprio nome diz do estilo 'Tripel' de alta fermentação seguida de refermentação dentro da garrafa. Com seus 8,0%ABV de teor alcoólico, possui um dos aromas mais límpidos que eu já senti, suave, frutado e complexo, passando por baunilha, banana, misturado com aromas cítricos. De cor dourada/bronze, espuma branca, volumosa, densa e persistente. O seu sabor é igualmente suave, intenso, contagiando a boca toda. Levemente adocicado, misturando a leveza do trigo com a cremosidade da aveia, com um fundo picante, cítrico e ao mesmo tempo seco, marcante dês de o primeiro gole. Uma mistura de sabores sem igual.

É uma cerveja que deve ser conhecida, pela sua importância, fama, singularidade e complexidade. Experimente e tire suas próprias conclusões. Amantes dela por aí não faltam e claro que após prová-la me tornei um.

Ein Prosit!

1 Comments:

At 10:40 PM, Anonymous Anônimo said...

ai meu deus ! cade o meu post !

 

Postar um comentário

<< Home