Blog Cervejeiro!

"Com o objetivo de informar, esclarecer, divulgar e compartilhar idéias, experiências, passeios e descobertas desse universo fascinante dos maltes fermentados e do mundo gatronômico."

01 dezembro, 2007

Centro, Parte III

O Ponto Chic é um lugar que faz parte da história da cidade de São Paulo e porque não da história do Brasil. Fundado em 1922, em data próxima à Semana de Arte Moderna, foi palco de muitas reuniões dos estudantes de direito da faculdade São Francisco, ponto de encontro também de reuniões em prol do movimento constitucionalista de 1932 e muitos outros acontecimentos que são parte da história da cidade mas, o Ponto Chic não se destaca apenas pelas reuniões regadas a assuntos políticos mas também por ter no cardápio a receita do verdadeiro Bauru, o seu grande trunfo.

E quem nunca ouviu falar do lanche conhecido como Bauru? Pois foi no Ponto Chic, em 1928 que o estudante de direito Casimiro Pinto Neto, pediu um sanduíche com rosbife, queijo, picles e tomate, e quando alguns amigos decidiram experimentar o tão falado sanduíche "do Bauru" o nome pegou, e estava criado o Bauru.
De fato, o sanduíche de queijo derretido em banho-maria, finas fatias de rosbife e rodelas de tomate e pepino em conserva tem uma extensa legião de fãs e claro muitas variantes Brasil a fora. À fama do lugar por conta do Bauru é tanta, que na loja do Paissandu existe um busto em Homenagem ao seu criador. Essa é apenas uma das muitas histórias do lugar. Mas nem só do verdadeiro Bauru vive o Ponto Chic.

Além dele, o cardápio têm outras especialidades com nomes um tanto peculiares. O rococó é feito com rosbife, gorgonzola e aliche; o mexidinho, com presunto ou rosbife picado, ovos e queijo. Alguns pratos quentes, como o espetão à brasileira (filé, lombo e calabresa) servido com fritas, farofa, arroz e molho de cebola e o bife a parmigiana também estão presentes.

A loja do Paissandu fica no último sobrado existente no largo, e tem todo o jeito de um lugar dos mais tradicionais.Como se não bastasse tudo isso o Ponto Chic tem mais surpresas, uma delas é que o café servido nas lojas vem da Fazenda Ponto Chic, e rende um café expresso de ótima qualidade.

Serviço:
'Ponto Chic'
End: Largo do Paissandu, 27 (Esquina com Av. São João)
Tel: (11) 222-6528
Home Page: http://www.pontochic.com.br
De Seg a Qua das 12h à 0h
De Qui a Sáb das 12h à 1h

Ein Prosit!