Blog Cervejeiro!

"Com o objetivo de informar, esclarecer, divulgar e compartilhar idéias, experiências, passeios e descobertas desse universo fascinante dos maltes fermentados e do mundo gatronômico."

30 novembro, 2007

Eu voltei agora é pra ficar...

Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei
Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei...

Usando as palavras do 'Rei Roberto' anuncio a volta. Pois é, resolvi tirar a poeira desse blog, e tudo isso graças a duas ótimas Belgas que conheci esses dias. Na verdade provei muitas outras nesses quase 9 meses sem postar algo, deu para provar muitas cervejas (Brasileiras, Belgas, Inglesas, Alemãs, Chilenas), amadurecer a idéia de finalmente fazer a minha própria (isso é assunto para um próximo post), ler muitos livros sobre o assunto e etc, com certeza assunto para colocar aqui não falta mas, e a vontade de dar as caras por aqui?? Manter um blog em constante atualização requer muita força de vontade e o principal, assunto.
Bom, deixemos as desculpas de lado e vamos comentar sobre os rótulos que me forçaram a retomar o blog.

A primeira que vou falar é a 'La Chouffe', produzida pela cervejaria Chouffe/Trois Fourquets, uma das mais bem sucedidas cervejarias da nova geração Belga, com diversos seguidores ao redor do mundo.
Fundada em 1982 como hobby pelos cunhados Pierre Gobron e Chris Bauweraerts com capacidade inicial de 250 litros/mes, praticamente como todo cervejeiro caseiro começa, a cervejaria só ficou seria dois anos mais tarde quando Pierre abandonou seu emprego de Engenheiro de Alimentos em uma fabrica de sorvetes para dedicar 100% de seu tempo ao negocio.
O nome da cervejaria vem da pequena cidade de Achouffe na província de Luxembourg na Bélgica. E lá em uma pequena fazenda com a ajuda do simpático gnomo Chouffe (símbolo da cervejaria) que esse liquido sagrado é produzido.
Hoje a cervejaria faz parte do portfolio da cervejaria Duvel Moortgat, mas não quer dizer que eles tenham alterado a formula como acontece aqui no Brasil.
A cervejaria produz dois produtos principais e mais alguns sazonais, como disse provei a 'La Chouffe', uma 'Blond Ale', apresentada em garrafa de 750ml estilo champagne porem vedada com tampinha metálica (Da mesma forma que a Cervejaria Schmitt esta fazendo).
Uma cerveja bem cítrica e muito aromática, com notas de Laranja, limão e mel. De coloração amarelo pálida, possui carbonatação intensa lembrando um champagne. O mesmo se diz da espuma é intensa e persistente, com 8%ABV, muito bem disfarçado, essa cerveja é leve, suave, fácil de beber. Ótima para acompanhar sobremesas.

A segunda cerveja que me fez retornar o blog foi a 'Urthel Hop-It', essa foi uma grata surpresa, pois o primeiro contato com os produtos da 'Urthel' não foi dos melhores, na época degustei a 'Urthel Samaranth', quando era importada em pequenas quantidades (Hoje ela é importada pela Bier Und Wien) mas ela não me caiu bem, preciso repetir a degustação.
A cervejaria 'Urthel' é de propriedade do casal Hildegard e Bas van Ostaden, e teve inicio em 2000. Hildegard é a mestre cervejeira, enquanto Bas é o artista da marca, e 'empresta' seus personagens Erthels aos rótulos e materiais promocionais. Os Erthels, são gnomos de 40 cm de e foram criados por Bas antes da idéia da cervejaria nascer, e ilustravam os contos de fadas criados por ele.
A cerveja ate pouco tempo era produzida na Bélgica, mas com o aumento da produção foi fechada uma parceria com a cervejaria Konigshoeven, onde fica o monastério trapista responsável pela produção das La Trappe, e essa não foi uma escolha qualquer, Koninshoeven foi o lugar onde Hildegard iniciou sua carreira.
Mas, voltando a 'Urthel Hop-It' ela é a versão belga das IPAs americanas, ou seja, uma cerveja onde o lúpulo é a estrela principal.
De aparência dourada com espuma densa e duradoura, essa IPA é potente com seus 9.5%ABV, surpreende com o ótimo aroma floral. Na boca nem preciso dizer que o lúpulo se destaca mas, é bem equilibrado, na medida certa, seguido do ótimo sabor adocicado proveniente dos maltes, uma verdadeira IPA com toque Belga. Uma ótima pedida para quem é louco por lúpulo, assim como eu.

Ein Prosit!