Blog Cervejeiro!

"Com o objetivo de informar, esclarecer, divulgar e compartilhar idéias, experiências, passeios e descobertas desse universo fascinante dos maltes fermentados e do mundo gatronômico."

12 março, 2007

Eisenbahn Lust

Como prometido no ‘post’ anterior’ vou falar sobre a 'Eisenbahn Lust'. Essa cerveja é o que podemos chamar de ‘evolução da cerveja nacional’. Só o seu processo de fabricação (único no Brasil) é um show à parte. A 'Lust' é a primeira cerveja do Brasil feita com o método 'Champenoise', tradicional processo de produção dos champagnes franceses. A 'Lust' passa por diversas etapas na sua fabricação, que são:

Primeiro, é feita pelo processo normal de produção de cervejas na fabrica da 'Eisenbahn', sua base é a 'Strong Golden Ale' que depois da fermentação e maturação normal dentro da cervejaria, é enviada para uma vinícola (vinícola San Michele), onde é envasada nas garrafas de espumante, com a adição de açúcar e leveduras próprios para fabricação de espumantes. Durante um mês, o líquido fica fermentando dentro da garrafa. Em seguida, a bebida fica em repouso por mais um mês. A garrafa é, então, colocada no 'Pupitre' (suporte de madeira onde elas são apoiadas pelo bico). É aí que começa o processo 'Champenoise', que é divido em duas partes.

A primeira é chamada de 'Remuage'. Durante um mês, duas vezes por dia um funcionário gira as garrafas em 45° graus e vai aos poucos as inclinando até ficarem de cabeça pra baixo. Com isso, a levedura e a borra se depositam no bico da garrafa.
O bico é congelado e a garrafa é aberta. A alta pressão interna decorrente da fermentação expulsa a borra e a levedura, deixando a bebida límpida e brilhante. É o que se chama 'Dégorgement'.
Para finalizar, a rolha de cortiça e o rótulo são colocados. A ‘Lust’ por fim está pronta para o consumo. Ao todo a cerveja leva quatro meses para ficar pronta, dês da fabricação da cerveja 'base' até resultado final.

E o resultado final é algo surpreendente, possui 11,5%ABV de teor alcoólico, mas o álcool não se sobressaí. De coloração dourada, limpa e brilhante. Apresenta corpo intenso, espuma consistente e cremosa, perlage fino e persistente. Seu aroma é bem frutado, cítrico por sinal (lembrando abacaxi, laranja) e nozes. Paladar complexo, refrescante, uma explosão de sabores, bem frutado, com passagens pelo lúpulo e malte e um leve toque adocicado. Uma experiência única para aqueles que apreciam uma cerveja realmente especial.

Ein Prosit!

11 março, 2007

Eisenbahn Strong Golden Ale

A 'Cervejaria Eisenbahn' a pouco mais de seis meses colocou no mercado suas novas criações, sempre preocupados em desenvolver produtos diferenciados e de qualidade a cervejaria catarinense inovou de vez e lançou a 'Eisebahn Strong Golden Ale' e a 'Eisenbahn Lust'. Enfim, consegui provar as duas e nesse ‘post' vou falar sobre a ‘Eisenbahn Strong Golden Ale’ e para o próximo, comentaremos sobre a ‘Eisenbahn Lust’.

A 'Eisenbahn Strong Golden Ale' é baseada nas melhores receitas Belgas do estilo, porém ela é totalmente puro malte sem a adição de açúcares como as belgas do estilo (Gulden Draak, Piraat por exemplo) fazendo com que as cervejas tenham alto teor alcoólico com corpo relativamente leve. Ai esta o diferencial, pois a 'Eisenbahn Strong Golden Ale' por ser puro malte de cevada atinge a graduação alcoólica desejada ficando com mais corpo. Com seus 8,5%ABV de teor alcoólico essa 'Ale' impõe seu nome, seguindo o estilo da Belga 'Duvel', porem sem a refermentação na garrafa. De coloração amarela/dourada, e turva por não ser filtrada, ela apresenta corpo intenso, com notas de lúpulo e álcool e espuma consistente, rica e de boa duração. Seu aroma é bem frutado, em especial notas de maçã.
Não deve nada as grandes Belgas do estilo.

Ein Prosit!